Professores do município visitam Comunidade Quilombola em Monte Alegre

Os professores de Conceição do Castelo participantes do curso: A Lei 10.639/03 e as Práticas Pedagógicas na Desconstrução do Racismo no Cotidiano Escolar realizaram neste sábado, 05 de outubro, uma aula de campo visitando a Comunidade Quilombola Monte Alegre em Pacotuba, no município de Cachoeiro de Itapemirim. A aula de campo iniciou com os professores sendo recebido pelo morador Leonardo Ventura onde explicou como funciona a economia da Comunidade composta por cento e cinqüenta famílias. Foi servido um café com os produtos típicos muito saborosos e em seguida aconteceu uma apresentação cultural típica africana com os adolescentes. Os Professores conheceram a mestra Maria Laurinda Adão, a mais ilustre moradora de Monte Alegre, considerada por ser o ícone da cultura negra no país pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), de 70 anos, Mestre de Caxambú e guardiã dos instrumentos antigos da comunidade que são passados de geração em geração.
Dentro da programação ainda realizaram um passeio pela Trilha ecológica para conhecer a flora, a fauna e as plantas medicinais que, no passado, eram retiradas da floresta, passando por quatro caminhos: na Trilha das Árvores Centenárias, onde são encontradas espécies como o jequitibá e a aroeira, com mais de 500 anos, segundo cálculo baseado na dimensão das árvores. O som emitido pelo macaco-prego e pelo bugio acompanha os visitantes. Outras atrações foram as trilhas do Negro Adão e do Mangula, onde são encenadas as apresentações sobre importantes personagens da história da escravidão em Monte Alegre. É uma Trilha Ecológica de aproximadamente uma hora com os guias da própria comunidade. Por fim, todos os professores retornaram ao "Restaurante Senzala", no qual participaram de um delicioso almoço, entre todos os pratos típicos, o angu de banana verde com peixe seco é um dos principais alimentos da culinária da comunidade local. “A visita é uma das atividades planejadas dentro do curso para que os professores conheçam na realidade alguns conceitos estudados durante a apresentação dos módulos presenciais”, ressalta a Coordenadora do Ensino Fundamental II Silvana.

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.c

Data de Publicação: terça-feira, 08 de outubro de 2013