Formação continuada em educação especial para professores, gestores e pedagogos da rede municipal de educação

No último sábado (21) de setembro, aconteceu o quarto encontro da Formação Continuada em Educação Especial que está sendo oferecida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a APAE do Município. No período da manhã os Professores Especializados da Rede Municipal de Ensino abordaram o tema “Deficiência Múltipla e a Tecnologia Assistiva”. Cláudio Cassandro, Clemildes Bernardo e Raquel D. Stofel Bortolini definiram tecnologia assistiva e apresentaram alguns recursos elaborados e confeccionados especialmente para o trabalho pedagógico com os alunos com Deficiência, ressaltando a importância de conhecer as especificidades do aluno e, então, buscar diminuir as barreiras que o impedem de se apropriar dos conhecimentos por meio dos serviços e recursos da T. A.
No período da tarde, a Professora Doutoranda Carly Cruz, ministrou a palestra que teve como tema “Altas habilidades/Superdotação”, onde esclareceu o conceito e explicou que o MEC considera alunos com altas habilidades/superdotação aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade. E mencionando os autores J. S. Renzuli e Sally M. Reis, Carly explicitou que os comportamentos de superdotação podem ser exibidos em certas crianças (mas não em todas elas) em alguns momentos (não em todos os momentos) e sob certas circunstâncias (e não em todas as circunstâncias de sua vida).
No dia 19 de outubro será realizado o último encontro da Formação Continuada, que contará com a equipe da APAE para abordar os temas: “Conhecendo as Deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas habilidades/Superdotação” e “Relação Família e Escola”. A Secretaria Municipal de Educação avalia a presente Formação como um investimento que está trazendo muito conhecimento aos profissionais da Educação, contando com a participação de pessoas com grande experiência na área de pesquisas voltadas à Educação Especial no Estado. Além disso, estamos aliando essas palestras com as experiências próprias de nossos profissionais, como os relatos de experiências realizados pelos professores da sala comum, a palestra ministrada no último sábado pelos professores especializados das salas de AEE e o próximo encontro que será realizado pela Equipe de Saúde da APAE.

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.c

Data de Publicação: terça-feira, 24 de setembro de 2013