Produtor conceiçoense Leomar Maretto é referência na regulamentação da exploração de frutos de açaí juçara no ES

Açaí capixaba ganha dose de incentivo no município de Rio Novo do Sul, através do IDAF, na qual foi assinada no dia 31/07/2013 a instrução normativa onde autoriza e regulariza a exploração de frutos de palmeira juçara de maneira sustentável e autoriza o plantio para comércio regular. E o município de Conceição do Castelo obteve destaque e referência através do produtor Leomar Maretto, onde foi homenageado. Pois o produtor buscou incentivar e estabelecer regras para o plantio e cultivo mediante a essas instruções normativas que surgiram com a ajuda do Agrônomo e Técnico Agrícola da cidade de Venda Nova do Imigrante, o Sr. Woepler que é um produtor com experiência e referência a nível Brasil. Esteve presente também no evento o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Andreliano Márcio Mareto Fontan. Na tentativa de aumentar os plantios de palmeira, conhecida como “açaí capixaba”, e eliminar a ameaça de extinção, os produtores estão sendo estimulados a explorar o fruto da planta, extraindo a polpa, que tem as mesmas características do fruto da palmeira açaí, originários da Amazônia. O Incaper vai auxiliar os produtores no preenchimento dos planos de exploração sustentável simplificado exigido pela instrução normativa e cadastrá-los previamente junto ao instituto. Veja aqui mais fotos:

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.c

Data de Publicação: quinta-feira, 15 de agosto de 2013