Conceição do Castelo participa do lançamento das três novas variedades clonais de café conilon no ES

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município de Conceição do Castelo, através do Secretario Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Andreliano Márcio Mareto Fontan e Vice-Prefeito Carlos Eduardo Destefani, estiveram presentes no lançamento das novas variedades clonais de café Conilon em Pacotuba distrito do município de Cachoeiro de Itapemirim, onde foi realizada no dia (13) de junho pelo Governo do Espírito Santo. As amostras de Diamante Incaper 8112’, ‘Jequitibá Incaper 8122’ e ‘Centenária Incaper 8132’, foram desenvolvidas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), dentro do Programa de Melhoramento Genético, e possuem como principal característica a produção de café Conilon com classificação de ‘bebida superior’. A novidade faz parte das ações coordenadas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) para melhorar indicadores técnicos da cafeicultura capixaba, ampliar a renda e melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais, principalmente os de base familiar, e coloca o café Conilon definitivamente no ramo dos cafés de qualidade superior.
Aproximadamente 1500 participantes compareceram na Fazenda Experimental do Incaper, em Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim, para conhecer em primeira mão as novas variedades e na oportunidade, 1200 cafeicultores já receberam mudas. Além de possuírem características para a produção de bebida de classificação superior, as novas variedades possuem diferentes fases de maturação dos grãos, alta produtividade, com rendimentos superiores a 120 sacas beneficiadas por hectare, são tolerantes a secas e resistentes às doenças tradicionais que afetam os plantios. As Variedades ‘DIAMANTE INCAPER 8112’ A“Diamante Incaper 8112” é formada pelo agrupamento de nove clones compatíveis e de maturação precoce com colheita concentrada no mês de maio. Sua maturação média dos frutos 243dias após a principal florada e média de no mínimo quatro colheitas, oito ambientes, e sem irrigação. ‘JEQUITIBÁ INCAPER 8122’ A “Jequitibá Incaper 8122” é formada pelo agrupamento de nove clones compatíveis e de maturação intermediária, com colheita concentrada no mês de junho. Sua maturação média dos frutos 284 dias após a principal florada, e média de no mínimo quatro colheitas, oito ambientes, sem irrigação. ‘CENTENÁRIA INCAPER 8132’ A “Centenária Incaper 8132” é formada pelo agrupamento de nove clones compatíveis e de maturação tardia, com colheita concentrada no mês de julho. Sua maturação média dos frutos 301 dias após a principal florada, e média de no mínimo quatro colheitas, oito ambientes, sem irrigação.

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel.: (28)3547 – 1101 / (28)9881-9279

Data de Publicação: quinta-feira, 27 de junho de 2013